top of page
Construindo redes com base na relação humano-natureza.
27- 30 de Agosto, 2018. UESB/Jequié-BA 

SEMANA DE 

BIOLOGIA 

27-30 de Agosto, 2018
 

Av. José Moreira Sobrinho
Jequié-BA

  • Facebook Basic Black
A Semana de Biologia 2018, que acontecerá entre os dias 27 à 30 de Agosto de 2018, com o tema: "Construindo redes com base na relação humano-natureza"
O Evento

 

A Semana de Biologia 2018, que acontecerá entre os dias 27 à 30 de Agosto de 2018, com o tema: "Construindo redes com base na relação humano-natureza" é um importante e renomado evento, tendo como principal objetivo levantar discussões sobre diversos assuntos de extrema importância na área, bem como, levar o conhecimento acadêmico para a sociedade como um todo. Dessa forma, trabalhamos com uma proposta multidisciplinar a fim de que o evento não se torne restrito aos discentes e docentes do curso de Ciências Biológicas. 

O tema escolhido surgiu a partir de uma discussão a respeito da nossa percepção do meio ambiente, no qual nos vemos como espectadores e não como parte integrante, provocando o desequilíbrio das relações ecológicas, levando diversas espécies a extinção.    

O evento contará com palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e momentos culturais, os quais abrangerão as mais diversas temáticas.   

SPEAKERS
MAILING LIST

NOSSOS PALESTRANTES

Graduada em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), Mestre (1986) e Doutor (1991) em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Laboratório de Mutagênese Química da Faculdade de Medicina da Universidade de Leiden - Holanda (1992-1993). Atualmente, é Pesquisador da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Presidente da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental, Membro do Corpo Editorial dos periódicos Genetics and Molecular Biology e Mutation Research - Review. Foi Assessora da Pró-reitoria de Pós-graduação e da Vice-reitoria da UNESP, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Patologia (UNESP), Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio); Coordenadora do Comitê de Assessoramento (CA) do CNPq na Área de Genética. Atua na área de Genética, com ênfase em Mutagenese Ambiental, Toxicogenômica, Nutrigenômica, Epidemiologia Molecular e Carcinogênese.

 Daisy Maria Favero Salvadori

Romari Alejandra Martinez Montaño

Possui graduação em Ciências Biológicas - Universidad Simón Bolivar (1996), especialização em Biologia da Conservação - Chicago Training Consortium (1996) e doutorado em Ciências Biológicas - Universidad de Buenos Aires (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia, ministrando aulas de metodologia de pesquisa (graduação e mestrado), redação científica e casos de estudo em biologia da conservação (mestrado). Esteve como Visiting Scholar na New York University até 2014. Seus interesses de pesquisa estão centrados nas relações entre espaços urbanos e seus habitantes humanos e não humanos. Os seus projetos abrangem a aplicação de informação genética em planos de manejo de espécies ameaçadas, diversos aspectos de bioética e interações entre primatas e outros mamíferos em áreas urbanas com humanos e espécies domésticas. Também tem interesse em colaborar com instituições públicas e privadas no combate ao tráfico de primatas, e no diagnóstico das condições dos cativeiros para primatas e outros mamíferos. Tem experiência nas áreas de Biologia e Genética da Conservação, Primatologia, Conservação ex-situ, Bioética, Genotoxicidade e Evolução. O seu objetivo como pesquisadora é ser considerada verdadeiramente interdisciplinar.

LEANDRO BERTOLDI

Médico graduado pela Escola Latino-Americana de Medicina de La Habana, especialista em Atenção Básica pela Universidade Federal do Maranhão, atuante no Programa Mais Médicos e atual coordenador do Projeto Calanguinho.

Juliana Zina

Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Ciencias Biologicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e participa como orientadora do programa de mestrado em Genética, Biodiversidade e Conservação da mesma instituição. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Comportamento Animal, Biologia e Ecologia reprodutiva de anuros.

Patricia Baier Krepsky

Professora adjunta na Universidade Federal da Bahia, campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista (BA). No ensino de graduação ministra as disciplinas de Farmacognosia, Farmacobotânica, Farmacotécnica Homeopática e Práticas Integrativas. Em extensão universitária atua principalmente nas áreas de fitoterapia popular, alimentação saudável, agroecologia, saúde mental e danças circulares em Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Tem experiência como tutora no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e no curso de especialização à distância em Gestão da Assistência Farmacêutica, e em pesquisa na área de controle de qualidade de plantas medicinais com ênfase em métodos espectrofotométricos e cromatográficos. Possui graduação em Farmácia, com Habilitação Indústria pela Universidade Federal do Paraná (1998), especialização em Homeopatia pela Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas (2008), mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011).

Daisi Teresinha Chapani

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade de Bauru (1988), especialização (1999), mestrado (2001) e doutorado (2010) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista ´Julio de Mesquita Filho´. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e formação de professores. 

Leia Nascimento da Silva

Pedagoga e Pós-Graduada em Gestão Educacional pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mestra em Educação do Campo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Ana Cristina Santos Duarte

Possui graduação em Ciências com Habilitação Em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Pós-Doutorado em Didactica de las Ciencias Experiementales, na Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Ciudad de Santa Fé, na Argentina. Atualmente é professor Pleno do Departamento de Ciência Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da área Educação e Prática de Ensino.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia; educação inclusiva; aprendizagem; educação; diversidade. Docente, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (DCB/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (DS/UESB). Desenvolve e Coordena Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Educação voltados para a formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia.

Lilian Boccardo

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e pós-doutorado em Zoologia Aplicada com ênfase em controle populacional de animais. Atualmente é professora pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Zoologia e Zoologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Diplopoda, Araneae, Scorpiones, controle e etnozoologia. Atua também na área de ensino de zoologia e formação de professores.

SPONSERS
CONTACT

Eraldo Medeiros Costa Neto

Licenciado em Biologia pela Universidade Federal de Alagoas (1994), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Pós-doutorado na Universidade Nacional Autônoma do México, Instituto de Biologia (2005). Professor Pleno lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde desde 1995 atua na disciplina Etnobiologia. Atualmente é Professor orientador no seguintes programas de pós-graduação Ecologia e Evolução da UEFS. Diretor da UEFS Editora desde 2010. Diretor da Editora da SBEE desde 2017. Tem experiência na área de Ecologia e Recursos Naturais, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: etnoentomologia, etnozoologia, conhecimentos prévios, insetos comestíveis, uso e conservação de animais, educação ambiental, sistemas bioculturais, zooterapia e medicina tradicional.

Thiago Magalhães da Silva

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (2016). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié. Tem experiência na área de Genética Humana e Médica, com ênfase em Epidemiologia Genética e Genética de Populações.

leandro.PNG

PATROCÍNIO E COLABORAÇÃO

 

WhatsApp Image 2018-08-09 at 09.37.18.jp
WhatsApp Image 2018-08-22 at 14.53.17.jp

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para uesbsembio2018@gmail.com

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page